Se essa rota fosse minha

Santana dos Montes

29/03/2016

Quer esquecer o corre-corre e o estresse típico das grandes cidades? Então, nada melhor que reservar um fim de semana para curtir o sossego dos hotéis-fazenda de Santana dos Montes, cercados pela Serra do Espinhaço e com muita mata atlântica preservada.

A melhor opção por lá é o Hotel Fazenda Fonte Limpa, considerado Monumento Histórico e Artístico de Minas Gerais por sua excelente conservação desde o Ciclo do Ouro. Construída em 1742, a fazenda pertence à família de Rodrigo de Vasconcelos Nogueira desde 1838. Além de contemplar a história, os hóspedes podem conhecer de perto as atividades da fazenda, como ordenha de vacas, manejo de ovelhas ao ar livre e passeios de carros de boi. Nas noites de lua cheia, são promovidas cavalgadas nas matas dos arredores. Os dois restaurantes do hotel também servem iguarias tipicamente mineiras. Não deixe de procurar pelo gerente, Bruno Nogueira, que conta a trajetória da família com muita simpatia e boa educação. 

Outro bom lugar de hospedagem em Santana dos Montes é o Hotel Fazenda da Chácara, que funciona em uma construção datada de 1741. Além de paz e sossego, os hóspedes podem curtir a taberna do hotel, com roda d'água e vista panorâmica da mata atlântica. Não deixe de conhecer a Fazenda do Guarará, que integra o complexo do Hotel Fazenda da Chácara, com alambique e produção de cerveja artesanal.

 


Ver todas publicações