Se essa rota fosse minha

Pantanal cinematográfico

10/11/2016

 

Luz, câmera, ação! Na Pousada Rio Claro, o Pantanal se apresenta de maneira cinematográfica aos visitantes. O tuiuiú mergulha seu longo bico na água e devora uma piranha. O gavião faz um voo magistral e captura sua presa com a elegância digna de uma bailarina. A garça-baguari, aparentemente inofensiva, avista peixes a metros de distância e mostra suas garras para matar a fome. A ariranha vigia sorrateira o seu território. Tucanos disputam espaço com pássaros menores nas árvores. Antas e capivaras pastam tranquilas com seus filhotes. E o jacaré.... ah, o rei do Pantanal mostra os dentes sem pudor, emite um som gutural (o esturro) para atrair as fêmeas e, entre um ataque e outro aos peixes, revela que até ele tem seu ponto fraco: sanguessugas incrustadas no céu da boca. Tudo isso a poucos metros dos turistas, que parecem passar despercebidos aos olhos dos animais selvagens.

 

  

Para ver de perto essas maravilhas da natureza, a Pousada Rio Claro oferece ótimos passeios de barco. Vale muito a pena acordar às 5h, entrar em uma pequena canoa a remo e assistir ao nascer do sol no meio do Rio Claro. A alvorada dos pássaros e os primeiros raios de luz que iluminam os alagados pantaneiros são um espetáculo emocionante! No fim da tarde, a melhor pedida é descer o rio em um barco a motor, ficar de tocaia à espera de algum pássaro ou animal selvagem e, de quebra, ainda curtir o pôr-do-sol.

 

À noite, antes de se recolher aos confortáveis quartos (com ar-condicionado, wi-fi e ótimas camas), as melhores opções de passeio são focagem de jacaré e safári fotográfico.

 

 

E não deixe de curtir os 42 quilômetros da Estrada Transpantaneira, no percurso de Poconé até o hotel. Com certeza, muitas belezas estarão pelo caminho.

 


Ver todas publicações