Se essa rota fosse minha

Paraty

23/02/2016

Calce um sapato confortável e venha viajar pela história do Brasil através das ruas de Paraty. A cidade, fundada no século XVII no litoral do Rio de Janeiro, é testemunha dos mais áureos tempos do Brasil-Colônia e ainda preserva todo o charme do passado em suas ruas calçadas de pedras, casarões históricos e igrejas centenárias.

Para começar o passeio, prepare-se para caminhar bastante. Carros não entram no Centro Histórico de Paraty (os estacionamentos na entrada da cidade custam a partir de R$ 15). Tenha sempre a câmera fotográfica na mão para registrar todos os detalhes da arquitetura colonial, as varandas decoradas com flores, os ateliês com suas lindas obras de arte, os saborosos pratos da culinária caiçara... Essa lista de atrativos termina em reticências...

E, por último, fique atento à agenda cultural da cidade. O calendário é repleto de eventos de peso como a Festa Literária Internacional (Flip), em julho; o Festival do Camarão, no feriado de Corpus Christi; a Festa do Divino, em maio; o festival de jazz Bourbon Street Music Club, em maio e junho; entre outros. E, para completar a programação, há sempre belas exposições e espetáculos com entrada gratuita na Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 177).

Com tantos atrativos, nem precisa dizer que Paraty é uma parada obrigatória para quem percorre a estrada Rio-Santos.

 

Casa de Cultura-Paraty

 

 

 


Ver todas publicações