
Congonhas
Pérola de Aleijadinho
Leia mais >>O Centro de Belo Horizonte está tomado por moradores de rua e vendedores ambulantes - nada charmoso para um turista. Mas vale a pena garimpar atrações em meio a esse caos, pois a região Central da cidade revela boas surpresas. A principal delas é o Museu de Artes e Ofícios, que funciona dentro da belíssima estação de trem, na Praça da Estação, com um acervo de 2 mil peças dos secúlos XVIII, XIX e XX. O edifício, datado de 1922, abriga um tributo aos trabalhadores brasileiros e conta a trajetória dos mais variados ofícios por meio de objetos históricos, vídeos e jogos.
O Cine-Theatro Brasil Vallourec, recém-restaurado na Praça Sete, o coração da cidade, é outra pérola que merece a visita.
Ali ao lado, está o tradicional Café Nice, ponto de encontro de políticos e personalidades desde os idos de 1930. E quem quiser experimentar uma comidinha simples e deliciosa, deve conhecer o Café Palhares. Com mais de 80 anos de história, o Palhares serve o tradicional Kaol, um prato-feito com uma opção de carne (linguiça de porco, língua de boi ou carne cozida), arroz, feijão tropeiro, couve e ovo frito. Imperdível!
Serviço:
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), 600 - Centro
Funcionamento: terça à sexta, das 12h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h.
Entrada: R$ 5 (entrada gratuita às quartas e quintas, das 17h às 19h, e sábado, o dia todo.
Café Palhares
Rua dos Tupinambás, 638 - Centro
Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 22h; sábado, das 12h às 21h