Se essa rota fosse minha

Carrancas

09/10/2016

Águas cristalinas convidam a um mergulho em Carrancas, polo de ecoturismo no Sul de Minas Gerais. Mais de 30 cachoeiras estão mapeadas na rota da Estrada Real e as mais visitadas são a Esmeralda, no Complexo da Vargem Grande; a da Zilda, com a maior infraestrutura; e a da Fumaça. 


São João del Rei

22/09/2016

Do alto das torres de igrejas centenárias ecoam mensagens aos moradores de São João del-Rei. Os sinos a repicar mantêm viva a tradição barroca e cumprem uma nobre missão: a comunicação. A melodia dos antigos instrumentos de bronze chama os católicos para missas e procissões, dá notícias de mortes, anuncia datas festivas e até alerta o povo sobre calamidades. Em plena era tecnológica, a cidade colonial ainda cultua o badalar dos sinos, que, desde 2009, é considerado um bem imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nessa tradição, o campanário da Catedral de Nossa Senhora do Pilar é o palco principal.


Santuário do Caraça

14/09/2016

As montanhas emolduram o cenário cujo ponto alto é o Santuário do Caraça. Na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em estilo neogótico, e nas construções que serviram a um colégio de meninos e seminário no período de 1820 a 1968, o silêncio e a paz fazem aflorar a religiosidade. O calvário, com um imponente crucifixo e catorze capelinhas em memória à Paixão de Cristo, compõe o ambiente de meditação.